Notícias

Alemanha anuncia novas medidas contra a imigração ilegal

De acordo com o Ministerio do Interior, o país fortalecerá controles nas fronteiras que servem de proteção contra ameaça do terrorismo islâmico e crimes transfronteiriços.
Alemanha anuncia novas medidas contra a imigração ilegalGettyimages.ru / picture alliance

A Alemanha estabelecerá controles de passaportes em suas fronteiras terrestres por pelo menos seis meses, em uma tentativa de conter a "migração irregular", informou o Ministério do Interior do país na segunda-feira.

Todos os países vizinhos da Alemanha são membros do Espaço Schengen, que facilita o fluxo migratório entre os estados. Assim, os "controles temporários internos nas fronteiras terrestres" com a França, Luxemburgo, Países Baixos, Bélgica e Dinamarca serão iniciados em 16 de setembro.

"Estamos fortalecendo a segurança interna por meio de ações concretas e continuando nossa dura luta contra a migração irregular", comentou a Ministra do Interior, Nancy Faeser. Isso também serve de proteção contra os sérios perigos representados pelo terrorismo islâmico e pelos graves crimes transfronteiriços. Estamos fazendo tudo o que podemos para proteger as pessoas do nosso país contra isso", acrescentou Faeser.

Situação preocupante

No ano passado, Berlim já tinha imposto controles mais rigorosos nas áreas de fronteira com a Áustria, a República Tcheca, a Polônia e a Suíça em resposta a "um aumento significativo nos pedidos de asilo", lembra a imprensa local. Embora esses controles de fronteira sejam oficialmente temporários, Berlim já os prorrogou várias vezes.

O massacre orquestrado por um imigrante em agosto na cidade de Solingen, no qual três pessoas foram mortas e oito ficaram feridas, gerou novas preocupações sobre a migração na Alemanha. A mídia do país afirma que o homem é um sírio de 26 anos, identificado como Issa al H., que chegou à Alemanha em 2022.