Senadores apresentam pedido de impeachment contra Alexandre de Moraes

O requerimento é apoiado 32 senadores, 153 deputados federais e mais de um milhão de pessoas.

Na segunda-feira, foi apresentado ao Senado Federal um pedido de impeachment contra Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal. 

O requerimento, assinado por 32 senadores153 deputados federais e mais de um milhão de pessoas, foi apresentado ao presidente da casa legislativa, Rodrigo Pacheco, porém não foi formalmente protocolado. A alegação é que Moraes, que é alvo de outros 24 pedidos de impeachment, cometeu crime de responsabilidade.

Conforme apuração da mídia local, Pacheco informou aos congressistas que encaminhará o documento à Advocacia do Senado, para que ele seja submetido a uma análise técnica e "fundamentada". Ele também sugeriu que o pedido seja avaliado pela Mesa Diretora e por líderes partidários. 

Participaram do ato de cerimônia de entrega os senadores Rogério Marinho (PL-RN), Flávio Bolsonaro (PL-RJ), Marcos do Val (Podemos-ES), Eduardo Girão (Novo-CE), Jorge Seif (PL-SC), Magno Malta (PL-ES), Jaime Bagatolli (PL-RO) e outros parlamentares.

Dentre os congressistas que apoiam o impeachment, o clima é de pessimismo, sobretudo diante da postura de Pacheco, qualificado como um "frouxo" pelo deputado federal Delegado Caveira (PL-PA).

"Pela conversa que ele teve, este pedido de impeachment deve ir para o lixo", disse Caveira. "Não podemos permitir".