Notícias

Canal de TV brasileiro veicula mentira sobre operação que apura espionagem na Abin

Emissora Globo News afirmou que um computador da agência foi apreendido com Carlos Bolsonaro.
Canal de TV brasileiro veicula mentira sobre operação que apura espionagem na Abin

A Globo News veiculou, na segunda-feira (30/1), a informação falsa de que um computador da Abin teria sido apreendido pela Polícia Federal durante a execução do mandado de busca e apreensão emitido contra o vereador Carlos Bolsonaro, alvo da Operação Vigilância Aproximada.


A "informação de primeira mão" foi divulgada pela apresentadora Daniela Lima durante a manhã. A jornalista referiu-se à notícia falsa como "a informação mais importante do dia", ao passo que evidenciaria "o tamanho da interferência que havia entre os aparelhos públicos de segurança, [supostamente] sequestrados para atender aos interesses da família Bolsonaro".

Horas depois da veiculação da notícia original no portal g1 e no programa Conexão Globo News, o g1 emitiu uma publicação a desmentindo:

"O g1 errou ao informar na manhã desta segunda-feira (29) que um computador da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) teria sido encontrado entre os pertences do vereador Carlos Bolsonaro".

A nota corretiva destaca ainda que o computador foi encontrado, em verdade, na casa do militar Giancarlo Gomes Rodrigues - outro alvo da operação.

Nesta terça-feira, a apresentadora Daniela Lima pediu "desculpas pelo erro" ao vivo na emissora, alegando que as informações "se misturaram":

Até então, a jornalista havia se retratado apenas através de uma publicação na rede social X. A profissional restringiu a possibilidade de responder à postagem apenas aos seus seguidores mútuos. Como resultado, havia sido respondida por apenas três colegas de profissão, que relativizaram o erro e publicaram mensagens de apoio. 

Na segunda-feira, diante das informações contrastantes emitidas por veículos brasileiros, a RT Brasil entrou em contato com a Polícia Federal para maiores esclarecimentos em relação ao tema. Até o momento da confecção do presente artigo, contudo, não foi obtida resposta. 

Esta é a segunda semana seguida em que a Globo News, maior canal de televisão pago brasileiro em termos de audiência, transmite notícias falsas. Na segunda-feira passada (23/1), também através da apresentadora Daniela Lima, a emissora veiculou que brasileiros teriam tido o seu poder de compra reduzido em 50%. O número real, conforme comunicado posteriormente em mais uma publicação corretiva, é 5%.

"O g1 pede desculpas pela publicação do levantamento com erro, que teve ampla divulgação no site e nas nossas redes sociais. Agora o texto foi revisado e corrigido, e os cálculos estão ajustados", lê-se na publicação da época. 

A operação deflagrada pela Polícia Federal tem por objetivo investigar uma organização criminosa que instalou-se na Agência Brasileira de Inteligência durante o comando de Alexandre Ramagem, chefe da instituição no mandato do ex-presidente Jair Bolsonaro.

A organização é acusada de monitorar, ilegalmente, autoridades públicas e outras pessoas.