Marinha russa lança exercício estratégico em grande escala

As manobras ocorrerão nos oceanos Pacífico, Ártico, Mediterrâneo, Cáspio e Báltico.

A Marinha russa iniciou nesta terça-feira os exercícios estratégicos Okean-2024 (Ocean-2024), um dos principais eventos no âmbito do treinamento de combate planejado pelas Forças Armadas da Rússia para este ano.

As manobras, que durarão até 16 de setembro, serão realizadas nos oceanos Pacífico, Ártico, Mediterrâneo, Cáspio e Báltico, com a participação de mais de 400 navios de guerra, submarinos e embarcações navais, além de 120 aeronaves e helicópteros da aviação naval e das Forças Aeroespaciais da Marinha russa.

O Ministério da Defesa da Rússia informou que mais de 90.000 soldados participarão das manobras, que incluirão cerca de 7.000 unidades de armas e equipamentos militares.

O objetivo do Okean-2024 é testar a prontidão dos comandantes sêniores da Marinha Russa para gerenciar grupos heterogêneos em áreas sob sua responsabilidade, resolver tarefas operacionais fora do padrão, usar armas de alta precisão e outros equipamentos militares e expandir a cooperação com as forças navais de países aliados na resolução de tarefas conjuntas no mar.

Nesse sentido, Moscou também convidou grupos de trabalho de órgãos de administração militar e contingentes militares de seus parceiros estrangeiros. A China enviou quatro navios de combate e um navio de abastecimento. Os navios militares já se juntaram aos navios russos no Golfo de Pedro, o Grande, no Mar do Japão.

As manobras consistirão em duas fases. Durante a primeira fase, o pessoal de comando e controle militar aperfeiçoará a implantação de grupos de forças em locais designados, enquanto a segunda fase será dedicada a operações de combate simuladas.

Os participantes procurarão "derrotar" forças e alvos inimigos improvisados, realizar desembarques em litorais não equipados e defender instalações relacionadas à atividade econômica marítima, bem como comunicações estratégicas.