Notícias

Rússia repele ataque maciço de drones ucranianos em várias províncias

Uma mulher de 46 anos foi morta e três pessoas ficaram feridas no ataque na província de Moscou.
Rússia repele ataque maciço de drones ucranianos em várias provínciasTelegram

As Forças Armadas da Ucrânia lançaram um ataque maciço com veículos aéreos não tripulados contra várias províncias russas na madrugada desta terça-feira, informou o Ministério da Defesa do país.

"Durante a noite, quando o regime de Kiev tentou realizar um ataque terrorista usando veículos aéreos não tripulados contra alvos no território da Federação da Rússia, os sistemas de defesa aérea em serviço destruíram e interceptaram 144 veículos aéreos não tripulados do tipo aeronave", disse o comunicado.

A agência afirmou que isso incluía 72 drones sobre o território da província de Bryansk, 20 sobre a província de Moscou, 14 sobre a província de Kursk, 13 sobre a província de Tula, oito sobre a província de Belgorod, sete sobre a província de Kaluga, cinco sobre a província de Voronezh, quatro sobre a província de Lipetsk e um sobre a província de Oryol.

O governador da província de Moscou, Andrey Vorobyov, disse que uma mulher de 46 anos foi morta e três pessoas ficaram feridas no ataque no município de Ramenskoe. "Quarenta e três pessoas estão em centros de acomodação temporária. Todas foram acomodadas e receberam refeições quentes", acrescentou.

"O revestimento, as paredes divisórias e as janelas foram danificados. As estruturas de suporte estão intactas. No total, 54 dos 102 apartamentos da primeira entrada foram danificados", detalhou o funcionário.

https://t.me/moscowtop/43167

Ele também confirmou que dois blocos de apartamentos na mesma localidade foram atingidos pelos dispositivos ucranianos. Em um deles, houve um incêndio entre o 11º e o 12º andares, enquanto em outro prédio o 9º andar foi danificado.

"Cinco varandas foram atingidas e pegaram fogo, mas o fogo não se espalhou para os apartamentos", disse Vorobyov. "Fragmentos do drone permanecem no chão e precisam ser removidos. Portanto, por motivos de segurança, decidimos evacuar os moradores de cinco casas vizinhas", acrescentou.

O prefeito de Moscou, Sergey Sobyanin, anunciou em seu canal no Telegram que vários drones foram destruídos nos arredores da capital russa. Um ataque de um veículo aéreo não tripulado voando em direção a Moscou foi repelido no município de Lubertsy, enquanto seis drones foram destruídos no município de Ramenskoe e quatro no município de Podolsk.

Mais tarde, Sobyanin informou que mais dois drones que se dirigiam à capital russa foram abatidos no município de Domodedovo.

"Especialistas também estão trabalhando no distrito administrativo de Troitsk, onde fragmentos de drones caíram no território de uma casa residencial", acrescentou o prefeito de Moscou, acrescentando que, de acordo com informações preliminares, não houve vítimas.

Sobyanin também disse que outro drone foi abatido no município de Kolomna, enquanto que na área do aeroporto de Zhukovsky, as consequências da queda de um drone estão sendo eliminandas.

O governador da província russa de Bryansk, Alexander Bogomaz, relatou em seu canal do Telegram que não houve vítimas ou danos na área, onde os serviços operacionais e de emergência estão trabalhando.

Vários desses dispositivos também foram repelidos em três distritos da província de Lipetsk, relatou o governador local, Igor Artamonov, que afirmou que o ataque não causou mortes ou ferimentos. "Os sistemas de detecção e extinção estão em alerta", acrescentou.

As autoridades da província de Tula informaram que os destroços de duas aeronaves destruídas por sistemas antiaéreos caíram em uma instalação de combustível e energia, sem interromper o fornecimento aos consumidores. 

Vladislav Shapsha, governador da província de Kaluga, informou que, de acordo com dados preliminares, não houve registro de vítimas ou destruição de infraestrutura. "Grupos operacionais estão trabalhando nos locais de impacto", acrescentou.

Em relação ao ataque, o Comitê Investigativo da Rússia abriu um processo criminal por terrorismo.