Notícias

Musk: "Os Estados Unidos estão caminhando para a falência extremamente rápido"

"Isso não acaba nada bem", afirmou o empresário, comentando inédita dívida nacional bruta dos EUA.
Musk: "Os Estados Unidos estão caminhando para a falência extremamente rápido"Gettyimages.ru / Apu Gomes

Devido aos pagamentos de juros da dívida nacional, os EUA estão caminhando rapidamente para a falência, afirmou o bilionário norte-americano Elon Musk no podcast All-In, publicado nesta terça-feira.

"Os EUA estão caminhando para a falência extremamente rápido, e todos parecem estar ignorando", disse Musk.

O empresário observou ainda que "os pagamentos de juros da dívida nacional excederam o orçamento do Departamento de Defesa", que ele descreveu como "enorme". "Nossos filhos e netos terão que pagar [a dívida] de alguma forma", lamentou.

Nesse contexto, Musk comparou os EUA a uma pessoa que acumulou muitas dívidas de cartão de crédito. "Isso não acaba nada bem", resumiu.

País endividado

  • No final de julho, a dívida nacional bruta dos EUA superou US$ 35 trilhões pela primeira vez na história;
  • O presidente dos EUA, Joe Biden, promulgou em junho do ano passado uma lei sobre o teto da dívida  para evitar que o país enfrente uma "catástrofe econômica e financeira", conforme alertou o Departamento do Tesouro dos EUA;
  • O teto da dívida é o montante total de dinheiro que o governo dos EUA pode tomar emprestado para cumprir seus compromissos legais existentes, como o desembolso de benefícios sociais ou médicos, pagamento militar, juros da dívida nacional, restituições de impostos entre outros.