China anuncia exercícios militares com a Rússia

O Ministério da Defesa da China revelou que os exercícios têm o objetivo de "aprofundar o nível de coordenação estratégica entre as Forças Armadas chinesas e russas".

O Ministério da Defesa da China anunciou nesta segunda-feira que realizará em setembro exercícios militares navais e aéreos em conjunto com a Rússia.

"Conforme o plano anual e o acordo entre a China e a Rússia, as Forças russas enviarão unidades navais e aéreas para o exercício "Northern/Interaction-2024", que será conduzido pela China em setembro nas áreas marítimas e aéreas do Mar do Japão e do Mar de Okhotsk", afirma o comunicado.

Ainda segundo o comunicado, o objetivo dos exercícios é "aprofundar a cooperação estratégica entre as Forças Armadas chinesas e russas, além de fortalecer suas capacidades de resposta conjunta a ameaças de segurança".

Foi informado ainda que embarcações de ambos os países realizarão sua quinta patrulha naval conjunta nas águas do Oceano Pacífico, enquanto a China também participará de um exercício estratégico russo "Ocean-2024".