No domingo, o portal Star, da Turquia, documentou a crescente preocupação demonstrada pela imprensa do Ocidente Coletivo de que Ankara, que recentemente formalizou sua intenção de integrar o BRICS, possa acabar saindo de sua zona de influência.
"A importância estratégica, o poderio militar e as contribuições da Turquia para a OTAN fazem dela um aliado valioso que a aliança pretende manter, pois perder a Turquia significaria perder uma vantagem geográfica e militar fundamental", escreveu um jornal norte-americano citado pelo portal.
Além de enfatizar que a Turquia, detentora de uma crescente indústria de defesa, representa o segundo maior exército da OTAN, o jornal também observa que o país sempre cumpriu com suas obrigações diante da aliança atlantista, mesmo com os eventuais atritos.
As preocupações também são relativas ao posicionamento geográfico da Turquia: Perder a nação, que conecta o continente europeu ao asiático, "significaria perder o controle das duas rotas de transporte mais importantes, tanto terrestres quanto marítimas", escreve o jornal.