Mauro Vieira discute com Sergey Lavrov o desenvolvimento das relações russo-brasileiras

O ministro brasileiro participa de uma reunião ministerial do Conselho de Cooperação dos Estados Árabes do Golfo, que ocorre na Arábia Saudita.

O chanceler brasileiro, Mauro Vieira, reúne-se nesta segunda-feira com seu homólogo russo, Sergey Lavrov, no âmbito de uma reunião ministerial do Conselho de Cooperação dos Estados Árabes do Golfo (GCC), em Riade, na Arábia Saudita.

Durante a conversa, classificada pela chancelaria russa como com uma atmosfera construtiva, os ministros discutiram medidas concretas para o desenvolvimento das relações russo-brasileiras de parceria estratégica.

Além disso, abordaram o tema da cooperação entre Moscou e Brasília nas plataformas multilaterais, principalmente na ONU, no BRICS e no G20. Também discutiram a crise ucraniana.

Segundo um comunicado publicado no domingo pelo Ministério das Relações Exteriores brasileiro, o tema da reunião envolve o aprofundamento dos laços entre o Brasil e o CCG, além da discussão das possibilidades de aumento de investimentos com base no Programa de Aceleração do Crescimento. 

A Arábia Saudita, os Emirados Árabes Unidos, Catar, Kuwait, Omã e Bahrein, sendo os países membros do CCG, conjuntamente, representam o 5º maior mercado para exportações brasileiras

O ministério informou que em 2023 "o intercâmbio comercial entre Brasil e os países do CCG somou aproximadamente US$ 16 bilhões", enquanto as exportações brasileiras atingiram mais de US$ 9 bilhões. 

Além disso, prevê-se que o chanceler brasileiro apresentará os preparativos do seu país para a próxima Cúpula do G20, no Rio de Janeiro.