O Irã precisa mudar sua capital de Teerã para o sul do país, na costa do Golfo Pérsico, declarou o presidente Massoud Pezeshkian.
De acordo com o mandatário, o desenvolvimento de Teerã, com seus problemas, é "uma perda de tempo". "Teerã, como capital do país, enfrenta problemas para os quais não temos outra solução a não ser transferir a centralidade; a escassez de água, [...] a poluição do ar e coisas do gênero só se intensificaram com a continuação das políticas e medidas que foram adotadas e implementadas até agora", afirmou.
De acordo com o Presidente da República Islâmica, a principal solução para esse problema é mudar o centro político e econômico da nação. "O desenvolvimento do país não é possível com a continuação da tendência atual, em que queremos continuar trazendo recursos primários do sul do país e do mar para o centro, transformá-los em plantações e enviá-los de volta ao sul para exportação, o que esgota muito e reduz nossa competitividade; não temos outra escolha a não ser mudar o centro econômico e político do país para o sul e perto do mar", explicou Pezeshkian.
Teerã, localizada no norte do Irã, com uma aglomeração de cerca de 14 milhões de pessoas, é a maior cidade do país e uma das mais densamente povoadas do mundo.