O senador norteamericano Lindsey Graham declarou publicamente que Washington está interessado nos recursos naturais que a Ucrânia possui e, portanto, é necessário continuar fornecendo ajuda militar a Kiev para que ela possa vencer o conflito com a Rússia.
"[Os ucranianos] têm um trilhão de dólares em minerais que poderiam ser bons para nossa economia. É por isso que quero continuar a ajudar nossos amigos na Ucrânia", disse o republicano da Carolina do Sul, falando ao lado de Vladimir Zelensky.
Ao mesmo tempo, Graham elogiou os ucranianos por "tentarem deter os russos" sem que os próprios americanos precisassem fazer isso. "Eles só precisam de armas" para combater as forças inimigas, enfatizou. "Podemos vencer isso", garantiu.
"Uma mina de ouro"
Em junho, o senador havia comentado que o Ocidente está interessado em ajudar a Ucrânia em troca de seus recursos naturais, que podem render lucros de US$ 10 a 12 trilhões. "Se ajudarmos a Ucrânia agora, ela pode se tornar o melhor parceiro comercial com o qual já sonhamos", afirmou.
"Não quero dar esse dinheiro e esses ativos para Putin compartilhar com a China", confirmou Graham, observando que isso seria "ridículo". "Vamos ajudá-los a vencer uma guerra que não podemos nos dar ao luxo de perder", enfatizou Graham, acrescentando que os ucranianos "estão sentados em uma mina de ouro".