"Consequências devastadoras": Ucrânia alerta o Irã

A Chancelaria ucraniana expressou sua "profunda preocupação" com os relatos da suposta transferência de mísseis balísticos iranianos para Exército russo.

O Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia fez um apelo às autoridades iranianas sobre a suposta transferência de mísseis balísticos da República Islâmica para a Rússia e alertou sobre as "consequências devastadoras" para as relações bilaterais.

Em uma declaração emitida no sábado, a Chancelaria expressou sua "profunda preocupação" com os relatos na mídia internacional sobre a possível transferência de mísseis balísticos de fabricação iraniana para o Exército russo como parte de sua operação militar na Ucrânia.

"Mais uma vez, pedimos à liderança da República Islâmica do Irã que se abstenha de transferir armas e equipamentos militares para a Rússia", diz o documento. "O fortalecimento da cooperação técnico-militar entre a Rússia e o Irã representa uma séria ameaça à segurança não apenas da Ucrânia, mas de toda a Europa, do Oriente Médio e do mundo", afirmam.

Kiev também pediu à comunidade internacional que "aumente a pressão" sobre Teerã e Moscou "para proteger a paz e a segurança internacionais".

"Advertimos Teerã que, se o fato da transferência de mísseis balísticos do Irã para a Federação Russa for confirmado, isso terá consequências devastadoras para as relações bilaterais entre a Ucrânia e o Irã", afirma o Ministério.