Partido da coalizão governamental propõe o bloqueio do X na Alemanha

Um membro do parlamento do partido Verde alemão não descarta a possibilidade de bloquear o X na Alemanha se a plataforma não estiver em conformidade com a lei e não impedir a radicalização "online".

A Alemanha não descarta a possibilidade de bloquear a plataforma X como parte da luta contra o terrorismo, afirmou Anton Hofreiter, membro dos Verdes no Bundestag e presidente do Comitê de Assuntos Europeus.

"Um dos maiores problemas do extremismo é a radicalização online. Precisamos impedir a disseminação de conteúdo anti-humano e anticonstitucional na Internet", declarou o deputado.

As redes online que se recusam a aplicar a lei devem ser responsabilizadas "e bloqueadas, se necessário", afirmou o político do partido Verde. Hofreiter acrescentou que isso também deveria se aplicar ao empresário norte-americano Elon Musk, caso sua plataforma X não cumpra as regras.

As observações do parlamentar ocorrem em um cenário de aumento da atividade terrorista na Alemanha. Em Munique, na quinta-feira, um apoiador do Estado Islâmico* de 18 anos disparou vários tiros em frente ao Consulado de Israel e foi morto pela polícia.

Além disso, no final de agosto, um homem armado com uma faca atacou pedestres durante um festival em Solingen. No ataque, três pessoas foram mortas e outras oito ficaram feridas. Embora o suposto autor do ataque tenha fugido do local em meio ao pânico coletivo, mais tarde ele se entregou.

*Reconhecido na Rússia como um grupo terrorista.