O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manteve uma conversa telefônica com seu homólogo colombiano, Gustavo Petro, para discutir os recentes incêndios que estão devastando grande parte da Colômbia.
Segundo o Planalto, Petro "sugeriu a criação de um posto regional de prevenção a incêndios", enquanto o mandatário brasileiro lembrou que essa proposta foi discutida na última reunião de ministros das Relações Exteriores e da Defesa da América do Sul, realizada em novembro passado.
Além disso, Lula propôs um novo encontro para a formação de um grupo de trabalho sob os auspícios da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), "que possibilite avançar nos esforços conjuntos de combate aos focos de incêndio na Amazônia".
Na conversa, o presidente Lula expressou a disposição do Governo brasileiro em auxiliar a Colômbia na luta o contra os incêndios atuais e aproveitou a oportunidade para confirmar sua visita à Colômbia em abril deste ano, por ocasião da Feira Internacional do Livro de Bogotá, que homenageará o Brasil.