O Reino Unido anunciou nesta sexta-feira novo envio de mísseis Martlet avaliado em 162 milhões de libras esterlinas à Ucrânia, com a primeira parte prevista chegar até o final do ano, comunicou Ministério da Defesa do Reino Unido, após o encontro do mínistro da Defesa britânico, John Healy, com seu homólogo ucraniano.
O Reino Unido também começará a entregar munição de artilharia no valor de 300 milhões de libras, bem como 650 sistemas de mísseis multirole leves (LMM). Espera-se que as primeiras remessas esperadas no final de 2024, de acordo com o comunicado à imprensa.
O anúncio foi feito duas semanas após ataques russos ao setor de indústria militar e de energia ucraniano, à medida que a Rússia avança em Donbass.
Contudo, no mês passado o líder do regime de Kiev criticou o Reino Unido pelo progresso "lento" no fornecimento de armamentos. "Insistimos na necessidade de medidas ousadas, decisões ousadas", declarou.
Ajuda militar à Ucrânia
O Reino Unido, que está entre os maiores patrocinadores de guerra da Ucrânia, forneceu a Kiev ajuda militar avaliada em mais de 8,92 bilhões de euros desde o início do conflito em 2022, de acordo com o Instituto Kiel da Alemanha.
O objetivo do novo pacote de ajuda para a Ucrânia é "aumentar a capacidade de defesa aérea do país, como parte do compromisso do novo governo (do Reino Unido).", declarou o ministro da defesa britânico.