Notícias

Autoridades do Texas se comprometem a instalar arame farpado em toda a fronteira com o México

"É uma invasão. Estamos enfrentando um exército", alertou o vice-governador Dan Patrick.
Autoridades do Texas se comprometem a instalar arame farpado em toda a fronteira com o MéxicoGettyimages.ru / John Moore / Gettyimages.ru

O vice-governador do estado norte-americano do Texas, Dan Patrick, prometeu durante uma entrevista à Fox News que o governo do estado colocará arame farpado ao longo da fronteira do Texas com o México.

Referindo-se ao Shelby Park, um parque público na cidade de Eagle Pass, onde as autoridades do estado colocaram arame farpado e cercas ao longo das margens do Rio Grande para impedir a a passagem dos migrantes do México, Patrick declarou: "Há alguns meses, havia 3 mil pessoas por dia atravessando. Hoje, zero. [...] Portanto, sabemos que o que estamos fazendo no Texas está funcionando".

"[O Governo Federal] disse que não cortaria o arame e isso é uma boa notícia para eles, pois precisariam de muitos cortadores, pois temos uma grande quantidade de arames e, se o tivessem quebrado e cortado, nós o teríamos substituído imediatamente. Colocaremos arame em toda a fronteira [Texas-México]", assegurou  o funcionário.

"Não se metam com o Texas", continuou Patrick, acrescentando: "Levamos a sério a segurança de nossa fronteira. [...] Acreditamos que, constitucionalmente, estamos certos. Temos o direito de defender nossos cidadãos. Temos o direito de defender este país. Estamos apenas fazendo o nosso trabalho".

Perguntado sobre suas estimativas do número de migrantes que cruzam a fronteira ilegalmente, Patrick afirmou: "16 milhões de pessoas entraram neste país desde que Joe Biden assumiu o cargo". "É uma invasão. [...] Estamos enfrentando um exército", acrescentou.

Os desentendimentos entre a Administração do Biden e Governo do Texas se agravaram em janeiro, quando a Guarda Nacional do Texas cercou um trecho de cerca de quatro quilômetros ao redor do Shelby Park, na fronteira entre os EUA e o México, impedindo que a Patrulha de Fronteira dos EUA acessasse a área onde está localizada uma rampa para barcos usada por seus agentes para navegar até o Rio Grande.

A Patrulha de Fronteira registrou 249.785 prisões na fronteira com o México em dezembro de 2023, um aumento de 31% em relação a 191.112 em novembro e de 13% em relação a 222.018 em dezembro de 2022, o recorde histórico anterior.