O presidente russo, Vladimir Putin, expressou nesta quinta-feira sua perplexidade com a recusa da Alemanha em lançar a seção restante do gasoduto Nord Stream 2.
Durante a sessão plenária do Fórum Econômico Oriental, realizado na cidade russa de Vladivostok, Putin admitiu que não sabia como caracterizar a atitude em relação aos aliados e parceiros europeus demonstrada nos Estados Unidos e na Ucrânia.
"Isso é incompreensível para mim. Explodiram um gasoduto sob o Mar Báltico, o Nord Stream. Explodiram os dois ramos do Nord Stream e um ramo do Nord Stream 2. Aliás, um deles existe, está em condições para funcionar, o que impede o próprio governo alemão de apertar o botão, concordar conosco e ligá-lo?", questionou.
A esse respeito, Putin enfatizou que 27,5 bilhões de metros cúbicos de gás teriam chegado imediatamente à Europa se o ramo sobrevivente do Nord Stream 2 tivesse sido lançado.
"Por que não fazem isso? Não entendo. Podem receber através do território da Ucrânia, podem receber através do Turkish Stream, mas não o fazer através do ramo que passa ao longo do fundo do Mar Báltico. Na minha opinião, isso é um tipo de deformação profissional, esquizofrenia e absurdo", afirmou o mandatário russo.