Notícias

Pyongyang: "Uma eventual guerra na Península da Coreia se transformaria em uma guerra nuclear global"

O jornal estatal Rodong Sinmun afirma que "a realidade exige que todos os países se mobilizem corajosamente para deter e frustrar a agressão e os movimentos de guerra dos imperialistas e defender a paz".
Pyongyang: "Uma eventual guerra na Península da Coreia se transformaria em uma guerra nuclear global"Gettyimages.ru / SOPA Images / Contributor

"Se a guerra estourar na península coreana, ela se transformará em uma guerra nuclear global e levará a humanidade a um desastre imensurável", segundo um artigo publicado no jornal norte-coreano Rodong Sinmun, citado pela Agência Central de Notícias da Coreia no último domingo.

De acordo com o texto, os Estados Unidos estão realizando manobras militares e ameaças em escala global, e sua intensidade está crescendo, especialmente na região da Ásia-Pacífico. "Devido a seus movimentos militares cada vez mais intensos, o ambiente de segurança na península coreana avança lentamente em direção a uma situação mais crítica, e a palavra 'guerra' não está mais se aproximando de nós como um conceito abstrato, mas como uma realidade", observa a publicação.

Além disso, é destacado que as ações de Washington em todo o mundo colocaram uma séria questão diante da humanidade: "Nova guerra mundial ou paz? Nesse contexto, "a realidade exige que todos os países se mobilizem corajosamente para deter e impedir a agressão e os movimentos de guerra dos imperialistas e defender a paz".

De acordo com o artigo, a Coreia do Norte também segue uma "política inabalável" com o objetivo de "se opor à agressão e à guerra e lutar pela paz e pela segurança". "Nosso Estado e nosso povo [...] lutarão até o fim contra os imperialistas que violam e destroem a paz e a segurança globais e se esforçarão para construir um novo mundo pacífico no qual a justiça internacional seja realizada sem agressão e guerra".

A Agência Central de Notícias da Coreia anunciou que o satélite de reconhecimento Manrigyeong-1 foi lançado a bordo do novo foguete Chollima-1 do local de lançamento de Dongchang-ri, na costa oeste, às 22h42 de 21 de novembro.