Putin: "As perdas atuais da Ucrânia poderiam levar à perda de capacidade de todas as suas Forças Armadas"

O presidente russo enfatizou que, ao mover uma grande quantidade de efetivos bem treinados para as áreas que fazem fronteira com a província russa de Kursk, Kiev "foi enfraquecida em áreas-chave", e as Forças russas aceleraram as operações ofensivas.

A Ucrânia está sofrendo perdas muito pesadas na linha de frente, o que pode levar à perda da capacidade de combate de todas as suas Forças Armadas, disse o presidente russo Vladimir Putin na sessão plenária do Fórum Econômico Oriental na cidade de Vladivostok na quinta-feira.

Falando sobre a situação na zona de combate, Putin disse que Kiev não conseguiu atingir seu objetivo em sua incursão na província russa de Kursk, ou seja, irritar Moscou e forçá-la a deslocar tropas para lá, além de interromper a ofensiva russa em Donbass, cuja libertação é o principal objetivo da Rússia.

Em suas palavras, as Forças Armadas russas estabilizaram a situação e começaram a expulsar gradualmente os ucranianos dos territórios fronteiriços. "E o mais importante é que não há ações para parar nossa ofensiva, pelo contrário, ao mover em grande quantidade suas unidades bem treinadas para essas áreas de fronteira, o inimigo foi enfraquecido em áreas-chave, e nossas tropas aceleraram as operações ofensivas", afirmou.

Sublinhando que o regime de Kiev está sofrendo duras perdas, tanto em militares quanto em equipamentos, ele disse: "Por um lado, isso leva à destruição da frente nas áreas mais importantes, enquanto as perdas podem simplesmente levar à perda da capacidade de combate de todas as Forças Armadas [ucranianas], que é o que estamos buscando".