Maior bloco asiático "espera com expectativa" intensificar sua colaboração com a Rússia
A Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) quer desenvolver uma cooperação mais estreita com a Rússia, afirmou na quarta-feira o primeiro-ministro da Malásia, Anwar Ibrahim, durante uma reunião com o presidente russo, Vladimir Putin, ocorrida no âmbito do Fórum Econômico do Leste, na cidade russa de Vladivostok.
Por sua vez, Putin observou que Moscou "presta grande atenção ao desenvolvimento das relações com o Sudeste Asiático e a ASEAN". Segundo o mandatário russo, "a Malásia desempenha um dos papéis principais nesta parceria", e a Rússia espera que durante a presidência de Kuala Lumpur, que começa no próximo ano, "seja capaz de encontrar novas áreas de cooperação com esta região promissora e em rápido crescimento".
O primeiro-ministro malásio afirmou que o seu país decidiu apresentar uma grande delegação ao Fórum Económico Oriental para "mostrar a sua tentativa sincera de reforçar a colaboração" com a Rússia, que, de acordo com ele, tem "enorme potencial". "Mostraram a sua determinação em conseguir enfrentar as dificuldades e sobreviver, e acredito que iremos, sem dúvida, beneficiar desta experiência", declarou, acrescentando que espera aprofundar as relações pessoais e governamentais com Moscou em todas as áreas.
O político também acrescentou que a Malásia e outros países da ASEAN esperam uma maior colaboração da Rússia com a associação. "É claro que a ASEAN também aguarda com expectativa a sua participação. Como se sabe, a ASEAN sempre esteve comprometida com a Rússia. [...] Posso assegurar-vos que, quando eu assumir a presidência da ASEAN, garantiremos que os meus colegas da ASEAN adotem a mesma posição para fortalecer a colaboração com a Rússia", destacou.