As operações militares no território da Finlândia fazem parte de uma guerra híbrida contra a Rússia, declarou a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, em uma reunião às margens do Fórum Econômico Oriental, nesta quarta-feira.
De acordo com Zakharova, a região anteriormente estável do norte europeu está "se transformando ativamente em uma região de confronto geopolítico".
"Temos alertado repetidamente sobre os riscos decorrentes do desenvolvimento militar da aliança no território da Finlândia", disse a porta-voz.
Além disso, ela acrescentou que tais ações do bloco militar ocidental representam ameaças à segurança da navegação, bem como à atividade econômica no Extremo Norte.
"Estamos acompanhando o que está acontecendo e avaliando os riscos potenciais. Nossos militares estão tirando as conclusões apropriadas", concluiu Zakharova.
- Na semana passada, o jornal finlandês Iltalehti revelou que a OTAN está planejando implantar uma brigada blindada na Finlândia para usar como dissuasão contra a Rússia. O governo finlandês explicou que o envio dos soldados do bloco militar de outros países tem como objetivo "fortalecer a dissuasão preventiva" contra a Rússia.