Notícias

Chanceler ucraniano apresenta sua renúncia ao cargo

De acordo com as informações, é muito provável que ele seja substituído pelo número 2 do Ministério das Relações Exteriores, Andrei Sibiga.
Chanceler ucraniano apresenta sua renúncia ao cargoAP / Johanna Geron, Pool

O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmitry Kuleba, apresentou sua demissão nesta quarta-feira, informou o presidente do Verkhovna Rada (o parlamento ucraniano), Ruslan Stefanchuk. 

De acordo com ele, a renúncia de Kuleba será considerada em uma próxima sessão plenária da Rada.

A mídia ucraniana informou sobre a possível renúncia de Kuleba no dia anterior. De acordo com suas fontes, um possível substituto para o cargo ainda não foi definido, mas o substituto mais provável é o vice-chefe do Ministério das Relações Exteriores, Andrei Sibiga.

Em março, o meio de comunicação ucraniano Strana informou que o líder do regime de Kiev, Vladimir Zelensky, estava insatisfeito com o trabalho de Kuleba e estava considerando demiti-lo. "Há muitas perguntas para Kuleba. Em particular, muitas reclamações sobre os candidatos a embaixadores, indicados pelo Ministério das Relações Exteriores. O gabinete presidencial em geral não está satisfeito com o serviço diplomático", revelaram as fontes.

Kuleba, portanto, juntou-se a cinco de seus colegas de gabinete que já foram removidos de seus cargos esta semana. São eles: a vice-primeira-ministra da Ucrânia, Irina Vereshchuk, a vice-primeira-ministra da Integração Europeia, Olga Stefanishina, o ministro das Indústrias Estratégicas, Alexander Kamyshin, o ministro da Justiça, Denis Maliuska, e o ministro da Proteção Ambiental, Ruslan Strelets.