
Estudo sugere que macacos saguis usam "nomes" para comunicar entre si

Os macacos sagui, nativos das florestas do Brasil, Colômbia, Equador e Peru, chamam uns aos outros usando sons específicos, que servem como "nomes" para os pequenos primatas, segundo um estudo publicado recentemente na revista Science.
Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores usaram gravadores de áudio e software de reconhecimento de padrões sonoros. Os cientistas analisaram mais de 50 mil vocalizações de dez saguis provenientes de três grupos familiares a partir de gravações de conversas e interações entre os grupos.

"É semelhante aos nomes nos humanos. [...] Essa descoberta destaca a complexidade da comunicação social entre os saguis", explica David Omer, do Centro Safra de Ciências do Cérebro da Universidade Hebraica de Jerusalém e líder do estudo, em um comunicado. "Esses chamados não são usados apenas para localização própria, como se pensava anteriormente. Os saguis usam esses chamados específicos para rotular e se dirigir a indivíduos específicos".
Segundo o estudo, os macacos emitem as chamadas "phee calls", vocalizações fortes e muito agudas usadas para se comunicar em longa distância. Como observa a publicação, esses sons carregam informações sobre o sexo e a identidade do primata que os produz.
Os saguis, salienta Omer, são animais ideais para examinar o processo da evolução do comportamento social e a linguagem dos seres humanos, já que têm traços similares e vivem em grupos monogâmicos.
