China apoia a participação da Turquia na cooperação do BRICS
A China apoia a participação de mais parceiros com ideias similares na cooperação do BRICS, afirmou a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, em uma coletiva de imprensa nesta terça-feira, comentando sobre reportagens das mídias sobre os planos da Turquia de se juntar ao grupo.
"A China está pronta, juntamente com outros países membros do BRICS, a continuar defendendo o espírito aberto, inclusivo e de cooperação mútua do BRICS", manifestou a porta-voz.
Mao Ning acrescentou que seu país apoia a participação de mais parceiros com ideias semelhantes na cooperação do grupo, formado por Brasil, Rússia, China, Índia, África do Sul, Egito, Etiópia, Irã e Emirados Árabes.
Além disso, a porta-voz destacou a importância do BRICS como uma plataforma para a cooperação entre os mercados emergentes e os países em desenvolvimento.
Solicitação da Turquia para adesão ao BRICS
A Turquia enviou sua carta de adesão ao BRICS, visando aumentar a sua influência global e diversificar alianças além dos parceiros ocidentais tradicionais, segundo revelou a Bloomberg, citando fontes familiarizadas com o assunto, na segunda-feira.
O veículo destaca que a decisão surge em meio à frustração de Ancara com a estagnação nas negociações para ingressar na União Europeia e a tensões com outros membros da OTAN, devido às relações entre a Turquia e a Rússia.