EUA apreendem o avião presidencial da Venezuela

De acordo com informações da CNN, o avião do presidente venezuelano foi levado para a Flórida.

O avião presidencial de Nicolás Maduro foi apreendido na República Dominicana pelas autoridades ndos EUA, que determinaram que sua aquisição violava as sanções impostas contra a Venezuela, segundo informações da mídia.

Uma nota da CNN afirma que a aeronave teria se dirigido ao estado da Flórida, de acordo com duas autoridades americanas cujas identidades não foram reveladas. Até o momento, não houve reação das autoridades venezuelanas.

De acordo com essas informações, a apreensão da aeronave envolveu o Departamento de Segurança Interna, o Departamento de Comércio, o Departamento de Indústria e Segurança e o Departamento de Justiça.

"Apreender o avião de um chefe de Estado estrangeiro é um marco em questões criminais. Estamos enviando uma mensagem clara de que ninguém está acima da lei, ninguém está fora do alcance das sanções dos EUA", diz uma das autoridades não identificadas.

Um precedente

Em junho de 2022, um Boeing 747-300 foi detido na Argentina durante o governo de Alberto Fernández. A ação foi descrita por Caracas como um "sequestro" de seus ativos. A aeronave foi recentemente entregue a Washington pelo governo de Javier Milei, o que a Venezuela chamou de "um roubo flagrante".

Em fevereiro passado, circularam imagens nas redes sociais mostrando o avião pertencente à Empresa de Transporte de Aerocargo del Sur (Emtrasur), uma subsidiária da empresa estatal venezuelana Consorcio Venezolano de Industrias Aeronáuticas y Servicios Aéreos S.A (Conviasa), desmontado nos EUA.