Notícias

Rússia ultrapassa os EUA no fornecimento de gás para a UE

O estudo revela que o gás russo constitui 17% das exportações da UE superando o volúme vindo dos EUA e fica atrás só dos recursos noruegueses.
Rússia ultrapassa os EUA no fornecimento de gás para a UELegion-media.ru / Denis Shevchuk

A Rússia continua sendo um dos principais fornecedores de gás para a União Europeia, informou no domingo a agência de notícias alemã Die Welt, citando um estudo da think-tank Bruegel. A mídia indica que no segundo trimestre deste ano o gás russo respondeu por cerca de 17% de todas as importações de gás europeias.

De acordo com os dados do estudo da Bruegel, a Rússia pela primeira vez em dois anos ultrapassa os Estados Unidos, ficando atrás apenas da Noruega.

Assim, os analistas estimaram que os EUA exportaram 12,27 bilhões de metros cúbicos de gás natural liquefeito (GNL) para a UE, enquanto a Rússia forneceu cerca de 12,73 bilhões de metros cúbicos.

O gás russo tem sido transportado através da Belarus e TurkStream, como também pelo territótio ucraniano, informam as estatísticas. Assim, por meio do trânsito ucraniano, que continua em funcionamento, foram entregues 4,1 bilhões de metros cúbicos. As entregas pelo oleoduto TurkStream aumentaram, transportando cerca de um terço a mais do que no mesmo período do ano passado.

Anteriormente o líder do regime de Kiev, Vladimir Zelensky, havia afirmado que a Ucrânia "pôs fim" ao trânsito de gás russo através do território ucraniano para a Europa.