As relações entre a Rússia e os Estados Unidos estão no menor nível de todos os tempos, sem sinais de melhora gradual em um futuro próximo, disse o porta-voz da presidência russa, Dmitry Peskov, em uma entrevista concedida ao canal Rossiya 1 no domingo.
O porta-voz de Vladimir Putin declarou que Washington tem pressionado e pisoteado os interesses de Moscou nas últimas décadas.
"E apenas durante a presidência de [Joe] Biden, esses processos culminaram em termos de relações bilaterais. Na verdade, elas estão agora em menor ponto da história, provavelmente", declarou, assegurando que não há perspectivas de melhoras.
"Diretamente envolvidos no conflito ucraniano"
Peskov acrescentou ainda que os EUA estão "diretamente envolvidos no conflito ucraniano" - apesar da negação da Casa Branca - e mostram uma tendência a "aumentar o grau de envolvimento", o que representa um "posicionamento inimigo descarado" em relação à Rússia.
Ele questionou as repetidas afirmações do candidato republicano Donald Trump de acabar com o conflito ucraniano em 24 horas se fosse eleito em novembro.
"Não acho que exista uma varinha mágica. É impossível fazer qualquer coisa em 24 horas. Embora... supondo que o próximo presidente dos EUA faça uma declaração durante seu discurso de posse de que os EUA são a favor da paz e, portanto, interrompa seu apoio à Ucrânia, interrompa todos os programas de ajuda militar [...] então, em geral, na manhã seguinte, algo terá mudado no cérebro de alguém", admitiu, falando hipoteticamente.