Baleia "espiã do Putin" é encontrada morta na Noruega
A famosa baleia beluga "espiã russa" foi encontrada morta na Baía de Risavika, no sul da Noruega, neste fim de semana, de acordo com a emissora pública norueguesa NRK.
O animal se tornou famoso pela primeira vez em abril de 2019, ao ser descoberto na costa norte da Noruega, supostamente usando um arnês de câmera rotulado como "Equipamento São Petersburgo".
Hvaldimir was found floating near a pier just a few hours ago. A necropsy will be performed to find out the cause of his death.He was still so young …🌈💙🐬💙🌈 pic.twitter.com/4NTiQKbC2z
— Janet ⓥ 🔥💧🐋🐬🐳🐨🦘🌱 (@lilacjay2) August 31, 2024
O acontecimento inusitado levou a piadas de que o mamífero marinho estaria em uma missão de espionagem conduzida pela Rússia, rendendo o apelido de Hvaldimir - uma junção da palavra norueguesa para baleia (hval) e o nome do presidente russo, Vladimir Putin.
Sebastian Strand, biólogo marinho que monitorava a baleia há anos, disse que a causa da morte é um mistério. "Aparentemente, ela estava em boas condições até ontem. Só temos que descobrir o que pode ter acontecido aqui", afirmou.