Notícias

Já são 10 países que suspendem o financiamento a uma agência da ONU por supostas ligações com o Hamas

A França suspende o financiamento da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Oriente Próximo (UNRWA).
Já são 10 países que suspendem o financiamento a uma agência da ONU por supostas ligações com o HamasGettyimages.ru / Abed Zagout / Anadolu

A França suspenderá temporariamente a ajuda financeira à Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Oriente Próximo (UNRWA) por suspeita de ligações de seus funcionários com o movimento palestino Hamas, comunicou o Ministério das Relações Exteriores da França no domingo.

O ministério disse que as autoridades "não planejaram um novo pagamento no primeiro trimestre de 2024", acrescentando que decidirão "quando chegar a hora de quais medidas tomar em colaboração com as Nações Unidas e os principais doadores", uma vez que "todas as suas demandas por transparência e segurança" sejam levadas em consideração.

O ministério enfatizou que Paris, em seu compromisso com "a catastrófica situação humanitária em Gaza", optou por "aumentar consideravelmente seu apoio humanitário à população civil" do enclave palestino. Ele também ressaltou que a França contribuiu com quase 65 milhões de dólares "para as ações da UNRWA em 2023". Assim como a França, os EUA, o Canadá, a Finlândia, os Países Baixos, a Austrália, a Itália, a Alemanha, a Suíça e o Reino Unido também anunciaram a suspensão do financiamento à UNRWA.