O primeiro modelo profissional de linguagem de grande escala (LLM) no campo de exploração lunar do mundo foi lançado na China. A ferramenta foi mostrada durante a Exposição Internacional do Setor de Big Data da China, que ocorreu na cidade de Guiyang.
O modelo identifica as crateras lunares e as memoriza por tamanho, profundidade e forma para fornecer aos cientistas dados importantes para o estudo da evolução geológica da lua, informa a agência de notícias chinesa Xinhua citando um dos criadores.
"A identificação de todas as crateras lunares seria impossível se dependêssemos apenas do trabalho humano", disse à Xinhua o pesquisador do Instituto de Geoquímica, Liu Jianzhong, que também contribuiu para na criação da ferramenta. Agora os pesquisadores só terão de colocar a imagem de uma cratera e IA vai avaliar sua forma, tamanho e idade.
"A taxa de precisão é de mais de 80%, superando nossas expectativas", disse o cientista. “O LLM é como uma criança com um QI muito alto. Nós treinamos e ensinamos coisas profissionais a essa criança. Pessoalmente, acredito que a inteligência dessa criança pode ter atingido o nível do segundo ano da universidade. Deixaremos que ela continue a crescer e nos ajude a resolver mais problemas científicos”, adicionou Liu.