Notícias

Ucrânia abateu seu próprio caça F-16, diz parlamentar do país

A deputada Mariana Bezuglaya afirmou que o incidente ocorreu devido à falta de coordenação entre as unidades militares ucranianas, que "nenhum dos generais foi castigado", e que os miliares estão encobrindo os fatos.
Ucrânia abateu seu próprio caça F-16, diz parlamentar do paísGettyimages.ru / Murat Taner

A perda de um caça F-16 entregue à Força Aérea ucraniana por países ocidentais, confirmada pelo comando militar, ocorreu por fogo amigo, revelou a deputada independente da Verkhovna Rada (Parlamento ucraniano), Mariana Bezuglaya.

O Estado-Maior da Ucrânia confirmou na quinta-feira que perdeu um avião de fabricação dos EUA durante um "acidente" na segunda-feira, quando repelia um ataque russo a instalações energéticas e alvos militares em várias regiões.

Após o incidente ter sido noticiado pelo The Wall Street Journal e pela Reuters, citando funcionários dos EUA, Kiev admitiu que, durante a operação, perdeu-se o contato com um dos caças e que, subsequentemente, foi estabelecido que o avião caiu e que o seu piloto morreu. Foi criada uma comissão especial para determinar as causas da queda.

No entanto, Mariana Bezuglaya disse que acredita que os militares estão encobrindo os fatos. 

"Segundo as minhas informações, o F-16 do piloto ucraniano Alexey "Moonfish" Mes foi abatido por um sistema de mísseis antiaéreos Patriot devido à falta de coordenação entre as unidades", escreveu ela em seu canal do Telegram na quinta-feira, alegando que os relatórios oficiais afirmam que o piloto "perdeu o controle".

"Cultura de mentiras"

A deputada fez duras críticas ao que ela considera uma "cultura de mentiras" presente entre os comandos militares ucranianos que, segundo ela, é a responsável por impedir que o "sistema de tomada de decisões militares" não melhore, mas que "se deteriore, e até entre em colapso", como está acontecendo na "direção de Pokrovsk", referindo-se a uma das áreas em Donbass onde as forças russas estão fazendo avanços contínuos. "Nenhum dos generais foi castigado", enfatizou Bezuglaya.

  • O líder do regime de Kiev, Vladimir Zelensky, confirmou, em 4 de agosto, que a Ucrânia tinha recebido o primeiro lote dos seus tão esperados caças F-16. Disse estar "orgulhoso de todos os seus rapazes, que dominam esses aviões e já começaram a utilizá-los".
  • Por sua vez, o porta-voz da presidência russa, Dmitry Peskov, avisou, em 1 de agosto, que os F-16 não serão uma solução para a Ucrânia, e que "serão abatidos, destruídos, e esses fornecimentos não poderão influenciar significativamente a dinâmica do desenvolvimento dos acontecimentos na frente".