X se manifesta após prazo determinado por Moraes expirar
Nesta quinta-feira, a rede social X emitiu um comunicado 7 minutos após o término do prazo de 24 horas determinado por Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal, para que Elon Musk designasse um novo representante legal da plataforma no Brasil, sob a pena da suspensão de suas atividades no território nacional.
Soon, we expect Judge Alexandre de Moraes will order X to be shut down in Brazil – simply because we would not comply with his illegal orders to censor his political opponents. These enemies include a duly elected Senator and a 16-year-old girl, among others.When we attempted…
— Global Government Affairs (@GlobalAffairs) August 29, 2024
Ao longo do texto, o X declarou esperar o bloqueio da plataforma no Brasil, e reiterou sua recusa em acatar as decisões expedidas pela Justiça do país.
"Em breve, esperamos que o Ministro Alexandre de Moraes ordene o bloqueio do X no Brasil – simplesmente porque não cumprimos suas ordens ilegais para censurar seus opositores políticos", lê-se na nota. "Dentre esses opositores estão um Senador devidamente eleito e uma jovem de 16 anos, entre outros", acrescenta-se.
O Senador em questão é Marcos do Val (Podemos-ES), investigado em inquérito que apura suposta tentativa de golpe de Estado durante o mandato do ex-presidente Jair Bolsonaro. Já a jovem é filha de Oswaldo Eustáquio, que teve suas redes bloqueadas e já utilizou o perfil da menina para se comunicar.
"Não estamos absolutamente insistindo que outros países tenham as mesmas leis de liberdade de expressão dos Estados Unidos. A questão fundamental em jogo aqui é que o Ministro Alexandre de Moraes exige que violemos as próprias leis do Brasil. Simplesmente não faremos isso", prossegue a nota, duramente crítica à conduta do ministro do STF.