Notícias

Rússia mostra que Biden não cumpriu mais uma de suas promessas

Apesar das promessas de Joe Biden, Washington não retomou as negociações nucleares com Teerã, suspensas na era Trump.
Rússia mostra que Biden não cumpriu mais uma de suas promessasGettyimages.ru / Samuel Corum / Stringer

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, comentou nesta quinta-feira sobre a declaração de que o governo de Joe Biden "ainda" vê uma solução negociada como a melhor opção para conter as capacidades nucleares do Irã, alegando que o atual presidente está, portanto, violando suas promessas eleitorais.

"Na verdade, o governo Biden demonstrou mais uma vez sua incapacidade de cumprir suas promessas eleitorais de trazer os EUA de volta ao Plano de Ação Integral Conjunto, embora tenha sido com essas promessas que ele chegou à Casa Branca", declarou Zakharova.

A porta-voz também lembrou que Washington rejeitou as negociações e deixou claro que não trabalhará na implementação dos acordos estabelecidos pelo Conselho de Segurança da ONU.

"Nossos adversários ocidentais podem enganar a opinião pública o quanto quiserem, apresentando-se como campeões da não-proliferação nuclear com sua conversa banal sobre a ameaça nuclear iraniana. Mas eles não serão capazes de enganar o mundo inteiro", acrescentou Zakharova.

  • O Plano de Ação Integral Conjunto, firmado entre o Irã e países do Ocidente, tinha como provisões o abandono gradual, por parte de Teerã, de atividades nucleares. Em contrapartida, as sanções impostas pelos EUA, União Europeia e pela ONU deveriam ser suavizadas. Em 2018, durante o mandato de Donald Trump, os EUA abandonou o acordo. 
  • Durante a campanha, Biden prometeu que Washington voltaria a ingressar o acordo, mas a promessa não foi levada adiante.