Notícias

"Anote minhas palavras": Musk responde à pressão do STF contra o X

O bilionário sugeriu que o próprio ministro do judiciário, Alexandre de Moraes, acabará preso.
"Anote minhas palavras": Musk responde à pressão do STF contra o XAP / Eraldo Peres

O proprietário da rede social X, Elon Musk, respondeu nesta quinta-feira à "ordem de intimação" emitida pelo Supremo Tribunal Federal (STF), na qual o bilionário foi intimado a nomear um representante legal da X no Brasil em 24 horas, com aviso de "suspensão imediata" das atividades da plataforma em caso de descumprimento.

Em sua publicação na rede social, Musk se dirigiu ao ministro Alexandre de Moraes, sugerindo que seria preso. "Um dia, Alexandre, essa foto sua na prisão será real. Anote minhas palavras", alertou o empresário, e postou uma imagem criada por inteligência artificial mostrando um juiz fisicamente semelhante a Moraes em uma cela.

Em outra publicação, Elon Musk compartilhou uma foto de um banheiro, perguntando ao ministro se ele gostava do papel higiênico com a inscrição "Alexandre".

Anteriormente, em 17 de agosto, o X justificou o fechamento de seus escritórios no Brasil com base em acusações contra Moraes, que está encarregado do caso. Entre outras acusações, é reivindicado de não ter ouvido os "apelos" da empresa, além de ter "ameaçado" funcionários, violado "a lei" e desrespeitado o "devido processo legal".

Esse é o último capítulo de uma longa disputa entre as autoridades judiciais brasileiras e Musk. Em diferentes ocasiões, o ministro do STF ordenou que o empresário inserisse os dados de acesso de alguns perfis, excluísse certas publicações e suspendesse as contas de vários "influenciadores" bolsonaristas. O empresário se recusou a cumprir essas decisões, considerando-as violações da liberdade de expressão.