Um novo estudo que investigou 7.641 canadenses de ambos os sexos de 60 anos ou mais, durante aproximadamente três anos, descobriu que os homens casados ou que se casaram durante o período da pesquisa tinham duas vezes mais probabilidade de envelhecer de forma ideal em comparação com os homens solteiros.
Ao contrário, os resultados das mulheres casadas não diferiram significativamente das mulheres que nunca se casaram com relação ao envelhecimento ideal, segundo um comunicado à imprensa de um estudo publicado pela Universidade de Toronto, Canadá.
Os pesquisadores definiram um "envelhecimento ideal" como a ausência de qualquer condição física, cognitiva, mental ou emocional grave que impeça as atividades diárias, bem como altos níveis de felicidade, boa saúde física e mental.
O acompanhamento foi realizado a partir de uma pesquisa abrangente detalhada como parte do Estudo Longitudinal Nacional sobre Envelhecimento (CLSA, na sua sigla em inglês).
Comportamentos saudáveis
"Estudos anteriores mostraram que o casamento está associado a melhores resultados de saúde tanto para homens quanto para mulheres, enquanto os homens que nunca se casaram geralmente tiveram piores resultados de saúde", comentou David Burnes, um professor da Universidade de Toronto. "É possível que as pessoas casadas incentivem umas às outras a adotar ou manter comportamentos positivos de saúde, como parar de fumar ou fazer exercícios regularmente", supôs o cientista.
Um fator muito importante também foi o isolamento social. Os adultos mais velhos que tinham contato regular com a família, amigos e vizinhos tinham maior probabilidade de envelhecer de forma ideal em comparação com os adultos mais velhos que eram socialmente isolados.