O México anunciou a importação de aves de zoológico do Brasil, que foram reproduzidas em um ambiente controlado, e serão destinadas à pesquisa científica e ao turismo, com o objetivo de exibir e reproduzir os pássaros, segundo uma nota conjunta do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), e do Ministério das Relações Exteriores (MPE).
De acordo com o comunicado, com esta nova iniciativa, o setor agropecuário brasileiro vai alcançar a 103ª abertura de mercado em 2024, somando 181 aberturas em 58 países desde o início do ano passado. Atualmente, o país é o 8º maior destino dos produtos agrícolas brasileiros, com exportações que totalizaram US$ 1,82 bilhão nos primeiros sete meses de 2024.
Como observa o texto da nota, tal resultado é um "fruto do trabalho conjunto" do MAPA e do MPE dedicado a expandir as oportunidades do agronegócio do país no exterior.
Produtos brasileiros no comércio global
Vale destacar que, no mês passado, as autoridades mexicanas abriram outro mercado, destinado a comprar do Brasil material genético asinino e avícola, pepsina suína, óleo de aves e óleo de peixes para alimentação animal.
O aumento das exportações para o México demonstra o crescente reconhecimento da qualidade e da inovação dos produtos brasileiros no comércio global, reforçando cada vez mais o papel do país no mercado internacional de produtos agrícolas e de pesquisa científica.