Peru recuperou 17 bens culturais pré-hispânicos na Itália

Tratam-se de peças de cerâmica, incluindo esculturas, vasos, garrafas, e têxteis dos estilos pré-hispânicos Chimú, Wari, Nasca, Lambayeque, Chuquibamba, Chancay e Inca.

O Ministério da Cultura peruano informou sobre a restituição à Embaixada do Peru na Itália de dezessete bens arqueológicos que fazem parte do Patrimônio Cultural da Nação, recuperados pelo Comando Carabinieri de Proteção do Patrimônio Cultural italiano, segundo um comunicado publicado na segunda-feira.

Tratam-se de peças de cerâmica, incluindo esculturas, vasos, garrafas, e têxteis das sociedades antigas Chimú, Wari, Nasca, Lambayeque, Chuquibamba, Chancay e Inca.

Treze itens foram apreendidos por serem objetos de tráfico ilícito, e quatro foram recuperados ao impedir seus leilões na Internet.

Em uma recente cerimônia de entrega de quatro dos dezessete bens, realizada na sede diplomática do Peru em Roma, o embaixador peruano, Manuel Cacho-Souza Velázquez, destacou o eficiente trabalho do Comando Carabinieri, que ajudou a recuperar quarenta peças do patrimônio cultural do Peru em 2024.

O embaixador lembrou a reciprocidade do Peru, ao recuperar e entregar à Itália 73 moedas de herança italiana em 2023.

Além disso, destacou que a devolução desses bens culturais ocorrerá no marco dos 150 anos de relações diplomáticas entre as duas nações.