Lavrov: "O Ocidente não quer evitar a escalada, mas sim se meter em problemas"
A Rússia defende o retorno à mesa de negociações com os países ocidentais, assegurou o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, em uma coletiva de imprensa nesta terça-feira.
O chanceler russo descreveu como "chantagem" as publicações sobre o possível uso de mísseis britânicos Storm Shadow para atacar Moscou e São Petersburgo a fim de induzir negociações. "O Ocidente não quer evitar uma escalada, o Ocidente está procurando se meter em problemas" e isso "já é evidente para todos", disse Lavrov.
Em sua opinião, a ideia de que um eventual conflito global em grande escala deve ameaçar apenas a Europa é muito característica dos "planejadores e estrategistas geopolíticos" dos EUA e "reflete a mentalidade deles". Mas seus planos de "ficar de lado" não são verdadeiros, argumentou.
O diplomata enfatizou ainda que a Rússia tem "sua própria doutrina, incluindo a doutrina do uso de armas nucleares, que agora está sendo revistada e que os políticos dos EUA conhecem muito bem".
Anteriormente, o The Times e o The Guardian revelaram, em meados de agosto, que Londres está buscando permissão de outros governos ocidentais para que Kiev use mísseis Storm Shadow em ataques contra o território russo reconhecido internacionalmente.