Taiwan proíbe a entrada de rapper que descreveu a península como parte da China
As autoridades locais de Taiwan cancelaram a realização de um show do músico Wang Yitai e proibíram a sua entrada no território. Isso porque o ao promover sua apresentação na cidade de Taipé nas redes sociais, Yitai posou ao lado de uma placa com os dizeres "Taipé, China".
"O conteúdo dos materiais promocionais desse cantor da China continental viola as Regulamentações sobre a entrada de cidadãos da China continental na área de Taiwan", lê-se em um comunicado emitido pelas autoridades na segunda-feira e reproduzido pelo portal SCMP no mesmo dia.
Para Wang Hung-wei, político de Taiwan ouvido pelo veículo, a decisão é "claramente política, sobretudo se considerada a recente polêmica sobre os hotéis do Grupo Evergreen.
Nos últimos dias, o conglomerado Evergreen, sediado em Taiwan, realizou um pedido público de desculpas depois de usuários nas redes sociais denunciarem que as instalações do grupo se recusam a hastear a bandeira chinesa.
- Com a exceção de alguns países ao redor do mundo, a enorme maioria da comunidade internacional, a incluir a Rússia, o Brasil e os EUA, consideram a península de Taiwan como integrante do território chinês.
- A região é administrada por autoridades consideradas separatistas por Pequim, que promove a união dos povos.