Ex-porta-voz de Pavel Durov: É um mistério o motivo dele ter ignorado sua segurança e aterrissado em Paris

Gueorgui Lobushkin, em uma entrevista concedida à RT, também afirmou que não faz sentido tentar entender os motivos das autoridades francesas, porque não são elas que desempenham um papel fundamental nessa situação.

Atrás da prisão do empresário da origem russa e chefe do Telegram, Pavel Durov, não estão as autoridades francesas, mas as norte-americanas, disse seu ex-porta-voz Gueorgui Lobushkin em uma entrevista concedida à RT no domingo.

Comentando sobre a prisão de Durov, Lobushkin alegou que, como o Telegram cumpre as leis de todos os países em que está presente, além de levar em conta todos os requisitos da legislação sancionadora, pode-se pensar que aqueles que estão por trás da ordem de prisão do chefe do Telegram não são as autoridades da França, nem as da União Europeia.

"Acho que o ataque não vem da UE, nem da França, mas dos EUA, que estão seguindo Pavel Durov há muito tempo. E Durov sempre falou sobre isso", explicou Lobushkin.

"Assim, na entrevista com Tucker Carlson, disse que ele e seus funcionários estavam sob pressão ou, pelo menos, que havia algum tipo de vigilância por parte do FBI". O ex-porta-voz também destacou que não faz sentido discutir e tentar entender as intenções das autoridades francesas que realizaram a prisão, já que "não desempenham nenhum papel", indicou.

Por outro lado, de acordo com Lobushkin, é um "grande mistério" o motivo de Durov ter ignorado sua segurança e decidido desembarcar em Paris, sugerindo que não saberia o que o aguardaria no país europeu, nem que sua prisão estavisse sendo preparada.

"Se acreditarmos nas mídias francesas, o mandado de prisão foi emitido cinco minutos antes de seu avião pousar. Ou ele sabia disso, mas não achou que era sério", enfatizou o ex-porta-voz.

Quanto ao futuro do serviço de mensagens, Lobushkin enfatizou que é bastante promissor, e que "essa prisão significa apenas o melhor para a reputação do Telegram", já que o número de downloads do aplicativo "disparou" e, portanto, de acordo com alguns dados, é o aplicativo número um do mundo.