Ucrânia perdeu dois terços dos tanques fornecidos pelos EUA - mídia

As Forças Armadas russas destruíram dois terços dos principais tanques de batalha Abrams M1 na província de Kursk, informa a revista Military Watch Magazine.

A Ucrânia perdeu dois terços de seus principais tanques de batalha Abrams M1 fornecidos pelos EUA em um período de apenas seis meses, segundo um relatório recente da Military Watch Magazine.

Como observa a veículo, de acordo com as estimativas, "cerca de 20" dos 31 tanques fornecidos a Kiev por Washington já foram destruídos pelas forças russas.

Segundo o veículo, o último Abrams foi perdido na província russa de Kursk, que atualmente está sendo atacada pela Ucrânia.  A revista Military Watch observou que esse parece ser o primeiro tanque americano perdido pela Ucrânia durante sua incursão contínua no território russo reconhecido internacionalmente.

O M1 destruído foi equipado com uma blindagem reativa a explosivos "significativamente melhorada", já que a Ucrânia tomou medidas para aumentar a proteção dos tanques fabricados nos EUA, especialmente após ter sofrido grandes perdas "em seus primeiros confrontos com as forças russas em fevereiro-abril de 2024", acrescenta o relatório.

No entanto, o Abrams ainda não conseguiu resistir a um projétil de um sistema de mísseis antitanque portátil, provavelmente um Kornet, com o qual teria sido atingido.