Notícias

Fundador do Telegram é detido no aeroporto de Paris

Ele pode ser acusado de terrorismo, tráfico de drogas, cumplicidade, fraude, lavagem de dinheiro, conteúdo pedófilo, etc.
Fundador do Telegram é detido no aeroporto de ParisGettyimages.ru / AOP.Press / Corbis

O cofundador da plataforma de mensagens instantâneas Telegram, Pavel Durov, foi detido no sábado ao descer de seu avião particular na pista do aeroporto de Paris-Le Bourget, informou a mídia local.

Durov, 39 anos, acompanhado de seu guarda-costas e de uma mulher, foi detido na chegada do Azerbaijão pela Gendarmaria de Transporte Aéreo. Ele tinha um mandado de busca francês emitido pelo Escritório para Menores (OFMIN) da Direção Nacional de Investigação Criminal da França, com base em uma investigação preliminar.

A Justiça francesa considera que a falta de contenção e cooperação de Pavel Durov com as autoridades policiais, bem como as ferramentas oferecidas pelo Telegram (número descartável, criptografia, etc.), fazem dele um cúmplice de tráfico de drogas, crimes de pedofilia e fraude.

Ele deverá comparecer perante um juiz de instrução no sábado à noite e, no domingo, poderá ser acusado de uma série de crimes de terrorismo, tráfico de drogas, cumplicidade, fraude, lavagem de dinheiro, pedofilia e outras acusações.

“Pavel Durov definitivamente acabará em prisão preventiva. Em sua plataforma, ele permitiu que inúmeros crimes e delitos fossem cometidos, pelos quais ele não fez nada para moderar ou cooperar [com a polícia]”, afirmou uma fonte familiarizada com a investigação.