O órgão russo de vigilância do bem-estar humano, Rospotrebnadzor, fornecerá a países africanos testes para diagnosticar o vírus da mpox, anunciou o serviço de imprensa da agência na quinta-feira.
Os especialistas do Rospotrebnadzor também realizaram cursos esta semana sobre a prevenção e o diagnóstico de infecções na República do Congo, com foco especial no mpox, acrescentou o comunicado.
O Congo expressou interesse em continuar a ter acesso aos testes de diagnóstico russos e fortalecer a colaboração com o Rospotrebnadzor para os esforços de resposta às epidemias.
Segundo o comunicado, o Rospotrebnadzor planeja "ajudar os parceiros internacionais" e "fornecerá testes russos de diagnóstico de varíola para outros países africanos".
Os testes estão sendo produzidos atualmente em várias instituições, incluindo o сentro сientífico Vector, da província russa de Novosibirsk.
O Rospotrebnadzor anunciou anteriormente que o Vector havia desenvolvido uma vacina para prevenir o mpox.
A agência também está realizando pesquisas científicas voltadas para a prevenção, o tratamento e o diagnóstico dos patógenos da doença.
A Organização Mundial da Saúde qualificou na quarta-feira passada o aumento das infecções pelo vírus da mpox na África como uma emergência de saúde pública de interesse internacional (PHEIC) e incentivou uma campanha de vacinação.