OTAN vai implantar nova brigada blindada perto da Rússia

A aliança militar colocará até 5 mil militares na fronteira entre a Finlândia e a Rússia, segundo informações da imprensa finlandesa.

A OTAN está planejando implantar uma brigada blindada na Finlândia para usar como dissuasão contra a Rússia, informou o jornal finlandês Iltalehti na quinta-feira, citando as fontes.

A unidade, que pode ter entre 4.000 e 5.000 militares, ficará em Mikkeli, na área sudeste da Finlândia, segundo o jornal. Mikkeli, que tem uma população de 51.000 habitantes, fica a apenas 87 milhas (140 quilômetros) da fronteira com a Rússia.

De acordo com o material, soldados suecos e noruegueses estão planejando se juntar aos soldados finlandeses. Como observa a publicação, a decisão sobre a implantação da unidade será anunciada nas próximas semanas.

O governo finlandês decidiu sobre a necessidade de enviar soldados do bloco militar de outros países para "fortalecer a dissuasão preventiva" contra a Rússia, segundo a mídia.

Nas últimas semanas, a Ucrânia usou os mais recentes veículos blindados da OTAN, que a aliança entregou na véspera da invasão nas áreas de fronteira da província de Kursk.