Notícias

EUA cortam o financiamento de agência da ONU devido a acusações sobre os ataques de 7 de outubro

Washington está "extremamente preocupado" e manterá sua posição enquanto analisa a questão em detalhes, disse o Departamento de Estado.
EUA cortam o financiamento de agência da ONU devido a acusações sobre os ataques de 7 de outubroGettyimages.ru / Ashraf Amra / Anadolu Agency

O Departamento de Estado dos EUA disse na sexta-feira que suspendeu "temporariamente" o financiamento adicional para a Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Oriente Próximo (UNRWA).

A decisão segue as alegações contra 12 dos funcionários da organização por seu suposto envolvimento em ataques do Hamas a Israel em 7 de outubro de 2023, disse o escritório em um comunicado.

Washington está "extremamente preocupado" e manterá sua posição enquanto analisa detalhadamente o assunto e as medidas que a ONU está tomando para resolvê-lo, disse o departamento, observando que o país entrou em contato com o governo israelense para obter mais informações.

Nesse sentido, o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, conversou com o secretário-geral da ONU, António Guterres, no qual enfatizou a necessidade de uma "investigação rápida e completa". Além disso, a ONU indicou que conduzirá uma revisão "abrangente e completa" dentro da UNRWA, uma determinação que foi bem recebida pelas autoridades dos EUA.

"É importante que a UNRWA aborde essas alegações e tome as medidas corretivas apropriadas, incluindo a revisão de suas políticas e procedimentos existentes [...] Deve haver total responsabilização de qualquer pessoa envolvida nos ataques hediondos de 7 de outubro", enfatizou o comunicado à imprensa.