Notícias

FOTOS: Diamante gigante é encontrado na África

A pedra preciosa de 2.492 quilates é a segunda maior a ser extraída de uma mina em mais de 100 anos, depois do diamante Cullinan, que foi descoberto na África do Sul em 1905.
FOTOS: Diamante gigante é encontrado na ÁfricaLucara Diamond Corp.

A empresa de mineração canadense Lucara Diamond anunciou a descoberta de um diamante de 2.492 quilates na mina de Karowe, em Botsuana. A descoberta representa um dos maiores diamantes por peso na história da mineração.

Segundo a Lucara Diamond, a pedra "excepcional" foi detectada usando a tecnologia de escaneamento de raios X, que pode detectar e extrair diamantes grandes sem alterar sua estrutura.

Anteriormente, a mesma empresa encontrou o diamante Sewelo, de 1.758 quilates, na mesma mina, em 2019, e o diamante Lesedi La Rona, de 1.109 quilates, em 2015.

O tamanho da pedra recém-descoberta torna ela o maior diamante encontrado em mais de 100 anos e o segundo maior já extraído de uma mina, depois do diamante Cullinan, que foi descoberto na África do Sul em 1905.

O Cullinan tem o recorde de ser o maior diamante já encontrado na história da humanidade. Conhecido como a "estrela da África", mede cerca de 3.000 quilates (mais de 600 g de peso), e foi extraído na África do Sul em 1905, na mina Premier.