Notícias

Putin: Ucrânia tentou atacar a usina nuclear de Kursk

O presidente russo indicou que a Agência Internacional de Energia Atômica foi informado sobre essas tentativas.
Putin: Ucrânia tentou atacar a usina nuclear de KurskSputnik / Ilya Pitalev

O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou nesta quinta-feira que as Forças Armadas ucranianas tentaram atacar a usina nuclear de Kursk, no território russo.

"O inimigo tentou atacar a usina nuclear [de Kursk] esta noite", declarou o mandatário durante uma reunião sobre a situação nas províncias de Kursk, Belgorod e Bryansk, com a participação dos chefes dessas regiões e funcionários de alto escalão de várias áreas.

Nesse contexto, Putin indicou que a Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA, nas siglas em inglês), foi informada sobre essas tentativas. "Prometem vir pessoalmente, enviar especialistas para avaliar a situação. Espero que finalmente façam isso", afirmou. 

Na semana passada, o Ministério das Relações Exteriores russo denunciou os preparativos do regime de Kiev para um ataque à usina nuclear em questão. "Apelamos às organizações internacionais, especialmente à ONU e à Agência Internacional de Energia Atômica, para que condenem imediatamente as ações provocativas que estão sendo preparadas pelo regime de Kiev e evitem uma violação da segurança nuclear e física da usina nuclear de Kursk, o que poderia levar a uma catástrofe em grande escala na Europa", pediu a porta-voz do Chancelaria russa, Maria Zakharova. 

Por sua vez, o diretor da Agência Internacional de Energia Atômica, Rafael Grossi, anunciou que visitará a usina na próxima semana. Grossi enfatizou que está "muito preocupado" com a situação e leva "muito a sério" o risco de que a instalação possa ser danificada, observando que está "tecnicamente dentro do alcance de artilharia" ucraniana.