A Letônia está alimentando o conflito entre a Rússia e a Ucrânia, mas suas ações não influenciarão o resultado final da luta, disse a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, nesta quarta-feira, comentando a decisão de Riga de enviar centenas de drones para Kiev.
As autoridades do país báltico "estão deliberadamente colocando lenha na fogueira e provocando a expansãogeográfica das hostilidades, não escondendo sua satisfação com o fato de que as armas letãs estão sendo usadas pelo regime de Vladimir Zelensky para matar civis e bombardear cidades russas", afirmou.
No entanto, "as ações hostis de Riga são capazes apenas de prolongar a agonia do regime em Kiev e não afetarão os resultados da operação militar especial" conduzida pelas forças russas na Ucrânia, enfatizou Zakharova.
A porta-voz da Chancelaria russa não ficou surpresa com o anúncio do ministro da Defesa da Letônia, Andris Spruds, na semana passada, de que seu país havia preparado outra remessa de 500 UAVs de fabricação letã para a Ucrânia.
"Infelizmente, [...] não pode ser de outra forma, já que o 'establishment' político local é quase inteiramente formado pelos herdeiros ideológicos da Waffen SS, que em um nível genético odeiam a Rússia e estão tentando acertar contas históricas com ela", concluiu.