Primeiro caso de mpox é detectado na Tailândia

O vírus foi detectado em um homem europeu de 66 anos que chegou da África na semana passada. As autoridades locais estão monitorando 43 pessoas que podem ter entrado em contato com ele.

A Tailândia informou nesta quarta-feira que um caso de mpox, anteriormente conhecido como "monkeypox", foi detectado em um homem europeu de 66 anos que chegou da África na semana passada, informou a Reuters.

O paciente está aguardando os resultados para determinar a cepa e vem recebendo tratamento para a forma clade 1 de mpox, pois veio de um país africano não identificado onde a variante está se espalhando.

Embora o homem tenha ido para o hospital no dia seguinte à sua chegada à Tailândia, as autoridades locais estão monitorando 43 pessoas que podem ter entrado em contato com ele.

A mpox é semelhante à varíola humana, que foi erradicada em 1980, e é endêmica em partes da África Ocidental e Central. Seus sintomas iniciais incluem febre, dor de cabeça, dores musculares, dor nas costas, inchaço dos gânglios linfáticos, calafrios e exaustão, e as pessoas afetadas desenvolvem lesões cutâneas distintas.

A Organização Mundial da Saúde qualificou em 14 de agosto o aumento das infecções pelo vírus da mpox na África como uma emergência de saúde pública de interesse internacional (PHEIC) e incentivou uma campanha de vacinação.