Notícias

Bloomberg: Vários países da OTAN não cumpriram as promessas de fornecimento militar à Ucrânia

De acordo com fontes da agência, é improvável que muitas das promessas da OTAN sejam cumpridas antes do outono.
Bloomberg: Vários países da OTAN não cumpriram as promessas de fornecimento militar à UcrâniaGettyimages.ru / Jens Büttner / picture alliance

Alguns países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) ainda não honraram seus compromissos com a Ucrânia de fornecer ao país sistemas de defesa aérea e outros equipamentos militares, informou na terça-feira a Bloomberg, citando fontes familiarizadas com o tema.

Trata-se dos compromissos que os aliados da Ucrânia reafirmaram na cúpula da OTAN em Washington, em julho. Eles incluíram promessas de enviar pelo menos cinco sistemas adicionais de longo alcance, disseram as fontes.

Os EUA, a Alemanha e a Romênia teriam se comprometido a enviar um sistema Patriot cada, e um quarto sistema com componentes de várias nações. A Itália se comprometeu a enviar um sistema superfície-ar SAMP-T. Outros aliados também se comprometeram a enviar vários sistemas e munições para a Ucrânia.

De acordo com os membros da agência, é improvável que muitas das promessas da OTAN sejam cumpridas antes do outono, quando se espera que a Rússia explore as vulnerabilidades defensivas da Ucrânia.

Anteriormente, o líder do regime de Kiev, Vladimir Zelensky, em uma mensagem, pediu aos parceiros ocidentais que acelerassem o fornecimento de armas e munições.

"Precisamos acelerar os suprimentos de nossos parceiros", enfatizou. "Pedimos que façam isso. Não há feriado na guerra. São necessárias soluções, é necessária uma logística relevante para os pacotes anunciados", afirmou.